Sempre considerámos o Victoria & Albert Museum, de Londres, um dos melhores museus de artes decorativas do mundo. De facto, aí podemos encontrar uma parte importante das peças originais que vemos constantemente reproduzidas em tantos livros de arte. Contudo, se tal fosse possível, poderíamos mesmo afirmar que recentemente o V&A ficou ainda mais fascinante.
Este Museu é conhecido por ter uma das mais importantes colecções de jóias da actualidade. Uma colecção que abrange peças de 800 AC até à actualidade. Contudo, é também uma colecção em permanente actualização e que tem sido consideravelmente enriquecida nos últimos anos, com a aquisição de importantes jóias e com a doação de colecções inteiras de generosos messenas. Tudo isso se encontra agora patente ao público na nova galeria de joalharia de William e Judith Bollinger.
Nesta nova galeria, recentemente aberta ao público, podemos encontrar toda a história da joalharia, desde a pré-história até às mais modernas peças da joalharia contemporânea, passando pela Idade Média, pelos riquíssimos séculos XVIII e XIX e pelas peças maravilhosas de grandes artistas como Cartier e Boucheron.
Por entre as montras do primeiro andar podemos ver várias peças portuguesas do século XVIII, sobretudo alfinetes de diamantes e de minas novas. No segundo andar, onde encontramos uma interessantíssima mostra de jóias tradicionais, lá descobrimos os nossos corações de filigrana e outras peças.
Trata-se, sem dúvida, de uma exposição que todos os amantes de jóias não podem perder, sobretudo nesta semana onde, em Londres, se multiplicam as exposições e outros eventos em torno do mundo da joalharia. Mas, disso, falaremos mais tarde.
Sem comentários:
Enviar um comentário