quarta-feira, 1 de outubro de 2008

LIVROS SOBRE JÓIAS - VII

Quem é que não ouviu ainda falar da marca TOUS, a companhia catalã que se tornou mundialmente célebre com o famoso ursinho que, dos colares depressa passou para as malas e para os lenços e que hoje está um pouco por todo o lado, multiplicando-se constantemente o número de lojas e o público que colecciona as suas peças. Trata-se, de facto, de um dos maiores exemplos de sucesso da moderna indústria espanhola e do célebre design catalão.

O que talvez nem toda a gente saiba é que a TOUS nasceu a partir de uma pequena joalharia na cidade de Manresa, bem perto de Barcelona. Como a maior parte dos negócios, atravessou momentos difíceis, e partiu para a fama através da ocasional descoberta do urso e de uma muito bem conseguida campanha de marketing em que foram chamadas a participar as mais célebres personagens do jet set do país vizinho.

Tudo isso, toda essa aventura extraordinária, nos é contada com grande detalhe na obra de Anna R. Alòs, Los Tous: Historia de una familia, una empresa y un osito hecho joya (edição La Esfera de los Libros). Ilustrado com grande quantidade de fotografias, onde podemos nomeadamente ver as mais diversas campanhas publicitárias da marca, este livro descreve-nos o crescimento e as estratégias da marca TOUS, dando-nos um exemplo claro da forma como se lança um produto neste mundo tão competitivo da joalharia e dos acessórios para mulher. Um exemplo a reter.

Sem comentários: