sexta-feira, 30 de maio de 2008

LIVROS SOBRE JÓIAS - III

Pedem-nos os nossos leitores que escrevamos mais acerca de livros sobre jóias. De facto, também nós somos grandes coleccionadores nesse domínio e não é estranho que assim seja pois é aí que buscamos muitas vezes inspiração ou a informação necessária para a criação de uma das nossas peças.

Nos últimos tempos têm sido publicadas muitas obras nesta área, algumas com um pendor mais científico, outras baseadas sobretudo na ilustração de grandes jóias ou catálogos dos maiores joalheiros. No entanto, gostaríamos hoje de falar de outro tipo de livros, aqueles que contam histórias ou curiosidades sobre o mundo das gemas e das jóias.

Embora não seja propriamente uma novidade (foi publicado em 2006), queríamos chamar a atenção para uma pequena obra intitulada Jewels. A Secret History, de Victoria Finlay (Random House). Trata-se de um livro cheio de curiosidades, estruturado em capítulos dedicados a cada uma das principais gemas. Não se procure aqui, no entanto, informação muito fidedigna ou de natureza técnica. Antes pelo contrário, aqui encontramos histórias sobre jóias, pequenos acontecimentos, curiosidades sobre as principais pedras (o Cullinam, o Grande Mogul ou o Hope). Aspectos que nos entretêm e nos cultivam ao mesmo tempo, que nos dão pormenores sobre este mundo fascinante que a todas as mulheres interessa.

Sem comentários: