segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CAMAFEUS



Uma das jóias que tem sido mais esquecida e maltratada é o camafeu. De facto, está fora de moda e tendemos a associá-lo a uma certa rigidez e puritanismo, ou não fosse ele uma das formas de joalharia mais apreciadas pela Rainha Vitória. No entanto, o camafeu é uma peça que pode ser muito bonita e elegante e de grande riqueza no que se refere aos suportes em que está montado.

Procurando uma definição encontrámos a seguinte: "é uma pedra fina cinzelada de modo a formar uma figura em relevo e que comporta ou não camadas superpostas de cores diferentes." Surgiu no Egipto, mais concretamente em Alexandria, há cerca de cinco mil anos e, desde então, muitos foram os monarcas, heróis, artistas ou beldades que neles foram retratados.

Feitos em diferentes materiais, são particularmente apreciadas gemas como a ágata e o ónix pela multiplicidade de cores que podem apresentar. Entre os seus maiores apreciadores estão Napoleão Bonaparte (que fundou uma escola para ensinar esta arte) e a já referida Rainha Vitória.

Embora continuem a fazer-se, a verdade é que, na maior parte dos casos, são um pouco grosseiros e de gosto duvidoso.

Sem comentários: