segunda-feira, 16 de junho de 2008

LIVROS SOBRE JÓIAS - IV

O mundo da joalharia é particularmente susceptível de despertar o sonho, a cobiça ou mesmo certas obsessões ligadas ao fenómeno do coleccionismo, havendo gente capaz de oferecer verdadeiras fortunas por uma determinada peça que falta na sua colecção privada. Entre as peças que maior interesse despertam surgem, antes de mais, os diamantes, sobretudo aqueles relacionados com uma determinada história envolvendo roubos famosos ou derramamento de sangue. Também determinados objectos que pertenceram à realeza, como o célebre colar de Maria Antonieta, ou as jóias da coroa inglesa. Entre estes últimos, natural destaque merecem os muito famosos ovos da casa Fabergé, objecto do coleccionismo da família Imperial russa.

Sobre estes ovos ricamente decorados em ouro, esmalte e pedras preciosas já muitas obras se publicaram. Normalmente, livros que se esgotam rapidamente e que nem sempre são reeditados. Por isso é tão importante o aparecimento de uma nova obra dedicada ao tema, desta feita Fabergé's Eggs. The extraordinary story of the masterpieces that outlived an Empire, de Toby Faber (Macmillan, 2008). Esta obra descreve a forma como nasceu e cresceu a casa do joalheiro Carl Fabergé, em São Petersburgo, mas vai também até à tristemente célebre Revolução de Outubro, à pilhagem dos palácios imperiais e à febre dos coleccionistas actuais, não só a família Forbes, mas também a dos novíssimos milionários russos que, a pouco e pouco, vão fazendo regressar os ovos ao país que os viu nascer.

Trata-se de uma obra muito interessante, com curiosas e belas fotografias sobre estes ovos que fascinaram o mundo e que marcaram indelevelmente a história da joalharia.

Sem comentários: