Este Museu é conhecido por ter uma das mais importantes colecções de jóias da actualidade. Uma colecção que abrange peças de 800 AC até à actualidade. Contudo, é também uma colecção em permanente actualização e que tem sido consideravelmente enriquecida nos últimos anos, com a aquisição de importantes jóias e com a doação de colecções inteiras de generosos messenas. Tudo isso se encontra agora patente ao público na nova galeria de joalharia de William e Judith Bollinger. Nesta nova galeria, recentemente aberta ao público, podemos encontrar toda a história da joalharia, desde a pré-história até às mais modernas peças da joalharia contemporânea, passando pela Idade Média, pelos riquíssimos séculos XVIII e XIX e pelas peças maravilhosas de grandes artistas como Cartier e Boucheron.
Por entre as montras do primeiro andar podemos ver várias peças portuguesas do século XVIII, sobretudo alfinetes de diamantes e de minas novas. No segundo andar, onde encontramos uma interessantíssima mostra de jóias tradicionais, lá descobrimos os nossos corações de filigrana e outras peças.
Trata-se, sem dúvida, de uma exposição que todos os amantes de jóias não podem perder, sobretudo nesta semana onde, em Londres, se multiplicam as exposições e outros eventos em torno do mundo da joalharia. Mas, disso, falaremos mais tarde.
Sem comentários:
Enviar um comentário