sábado, 30 de agosto de 2008

LIVROS SOBRE JÓIAS - V

Um motivo que tem sido tradicionalmente muito utilizado na joalharia é o dos animais, sobretudo animais exóticos. Este tema deu-nos, com efeito, algumas das mais belas peças da ourivesaria, pela mão de criadores tão famosos como Cartier, Tiffany ou Fabergé .

Hoje, é um tema muito em voga, pois volta a ser muito utilizado nas jóias contemporâneas, sendo de destacar que, na próxima época, estarão muito presentes os animais exóticos das selvas africanas e das paisagens orientais.

Assim, é importante dar notícia de uma obra que, não sendo recente (a primeira edição data de 2001, tendo sido reeditada em paperback em 2007), é uma referência na matéria: The Jeweled Menagerie. The World of Animals in Gems, de Suzanne Tennenbaum e Janet Zapata (Thames & Hudson).

Aqui encontramos toda a riqueza da joalharia Art Nouveau e Art Deco, bem como tudo o que lhe sucedeu até ao presente. O interessante texto que compõe este livro é acompanhado por uma riquíssima colecção de fotografias de grande qualidade, ilustrativas do melhor que se fez em cada época.

Sem comentários: