sábado, 30 de agosto de 2008

LIVROS SOBRE JÓIAS - VI

Como se pode ver em anteriores posts, admiramos muito a figura e obra de Mestre Goudji, razão pela qual temos um entusiasmo especial em divulgar a sua obra junto do público português que ainda não o conhece. Não havendo, infelizmente, no nosso País grandes hipóteses de realização de uma grande exposição da sua obra, temos de nos contentar em ler os livros que vão aparecendo sobre a matéria.

A bibliografia sobre a riquíssima obra de Goudji é vasta. No entanto, muitas dessas obras encontram-se esgotadas ou têm preços que não são acessíveis para toda a gente. Essa a razão de querermos destacar um livro singelamente intitulado Goudji, de Stéphane Barsacq e Bernard Berthod (Les Éditions de l'Amateur, 2002) que ainda é possível encontrar e que tem um preço bastante razoável.

Esta obra, com uma edição de luxo e grande qualidade gráfica é prefaciada por Hélène Carrère d'Encausse, da Academia Francesa, que começa por considerar Goudji um ourives na linha da grande tradição que vem de Benvenuto Cellini, e mais não é preciso dizer. Contudo, o livro tem ainda excelentes textos de introdução à obra deste genial artista, sempre acompanhados de belíssimas fotografias de grande qualidade, ilustrativas das diversas áreas em que a sua arte tem incidido.

Antes que esgote (e é certo que esgotará) convidamos os nossos leitores a conhecerem este magnífico livro que contém algumas das mais belas peças feitas no campo da ourivesaria.

Sem comentários: