segunda-feira, 18 de maio de 2009

ÂMBAR

Constatámos hoje, com estranheza, que ainda não tinhamos dedicado nenhum post ao âmbar, um dos materiais mais fascinantes da joalharia de todos os tempos. É curioso, tanto mais que algumas das nossas mais recentes criações incluem belíssimas pedras de âmbar.

O âmbar é uma resina que pode ter milhões de anos e que no seu processo de solidificação guardou, dentro de si, pequenos materiais orgânicos como folhas ou insectos. Estes últimos são hoje raríssimos, muito procurados e, portanto, atingem valores muito consideráveis. E, de facto, o âmbar é merecedor deste interesse sempre renovado que os criadores de jóias lhe dedicam.

No passado, em tempos da Idade Média, chegou a ser nalguns países mais caro do que o ouro. Era verdadeiramente uma jóia de reis e de membros da côrte, sendo que se pagavam verdadeiras fortunas pelas jóias que o utilizavam. Era particularmente famoso o âmbar do Mar Báltico, continuando hoje em dia a ser nos três países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia), juntamente com a Polónia, onde este material se pode encontrar em maiores quantidades.

Em Portugal não existe o culto do âmbar na joalharia, como existe noutros países. No entanto, também por cá há grandes apreciadores e a verdade é que as peças que criamos com recurso a este material não ficam nunca por vender. Prometemos, assim, continuar a trazer peças em âmbar para as mulheres portuguesas. Afinal, é um material fantástico e que faz de qualquer jóia uma peça absolutamente original e única.

Sem comentários: