sexta-feira, 15 de maio de 2009

LIVROS SOBRE JÓIAS XIX

Quando falamos do fabuloso mundo das jóias e da joalharia, tendemos a falar apenas da produção europeia ou, no mínimo, ocidental. No entanto, hoje a criação de jóias está também muito centrada em países que não pertencem a esse universo: é o caso da Índia (actualmente um dos principais produtores nesta área) ou a china, ou outras regiões do Oriente. Acresce que, na actualidade, estão na moda as tendências tribais ou exóticas, pelo que é imperativo olharmos também para essas latitudes.

Serve isto para introduzir um livro que nos agradou particularmente, quer pela qualidade das suas reproduções, quer pela riqueza do seu texto. Trata-se de Jewellery of Tibet and the Himalayas, de John Clarke (V&A Publications).

Falamos de um pequeno livro de 128 páginas mas cuja qualidade gráfica (produção inglesa do Victoria & Albert Museum) nos deixa fascinados com as cores e a originalidade da joalharia oriunda do Tibete e dos Himalaias. São jóias tradicionais, antiquíssimas, mas que têm algo de moderno: ouro magnificamente trabalhado, pedras coloridas, contas em jade ou turquesa. Peças que são, afinal, actualíssimas e perfeitamente na moda. Neste livro, que tem também um texto muito interessante, os criadores podem buscar inspiração para muitas das suas criações.

Sem comentários: