sexta-feira, 9 de julho de 2010

ALEXANDRITE

Voltando à tradição deste blog de falar de pedras de que gostamos, chegou agora a vez da Alexandrite, uma gema que não é talvez das mais conhecidas e famosas, mas é certamente das mais raras e originais. Com efeito, não se fala muito desta pedra porque é extremamente rara (talvez a mais rara de todas), tendo uma produção praticamente limitada à Rússia (embora também haja alguma produção no Ceilão e tenha existido em tempos em Minas Gerais); assim, durante os tempos da URSS e da Guerra Fria praticamente não saiam peças para o Ocidente.

Trata-se de uma variedade de Crisoberilo que muda de cor quando exposta a diferentes fontes de luz. Esta nem seria, aliás, uma característica muito extraordinária visto haver outras gemas que a têm também, contudo é a única pedra que muda tão drasticamente de cor, fazendo desta sua qualidade o principal ponto identificativo. A variação mais conhecida será a que passa do verde durante o dia para o vermelho à noite (conforme ilustrado na foto).

Esta gema vale sobretudo pela sua raridade e pelo facto de ter a acima referida característica, não sendo contudo particularmente bonita, já que muitas vezes tem máscaras cinzentas e até castanhas. Foi particularmente popular durante o regime monárquico na Rússia.

Sem comentários: