domingo, 11 de julho de 2010

LIBRA DE OURO

Num momento em que tanto se fala da solidez do ouro e da ascensão meteórica das suas cotações, será talvez interessante referir que a libra inglesa em ouro, que foi sempre muito apreciada pelos portugueses na hora dos seus investimentos, tem também sido escolhida e muito usada na área da joalharia como elemento decorativo, sendo integrada em pendentes, pulseiras e alfinetes.

A moeda de libra em ouro é, de facto, uma das mais belas actualmente em circulação. Embora variando sempre a efígie da sua face principal, consoante o monarca no poder, a verdade é que o seu reverso manteve durante muito tempo a popular imagem de São Jorge e do Dragão, da autoria de Benedetto Pistrucci. Mais recentemente, optou-se por diversificar um pouco este reverso da moeda, servindo para assinalar aniversários (como o da subida de Henrique VIII ao poder) ou outros motivos (como a conhecida série de pontes). Existe até uma versão nova da luta de São Jorge com o Dragão.

A libra continua a ser uma opção muito segura na hora de investir e agora, ao seu valor, pode-se juntar um ainda maior interesse numismático. Refira-se que existem moedas de meia libra, libra, duas libras e cinco libras.

Sem comentários: