segunda-feira, 24 de março de 2008

LIVROS SOBRE JÓIAS - I

Consideramos que não temos dado a devida atenção aos livros sobre jóias existentes no mercado. É um aspecto que pretendemos corrigir neste blog, não apenas porque ultimamente têm sido editadas obras muito importantes, mas também porque é aí que, aqueles que amamos as jóias, podemos encontrar informação sobre as novas tendências, autores ou tão sómente sobre a evolução da moda neste domínio.

Assim, hoje queremos chamar a atenção para um livro publicado no final de 2007 e que apresenta uma riquíssima colecção de anéis, desde a antiguidade até aos nossos dias. Trata-se da obra de Diana Scarisbrick, RINGS. Jewellery of Power, Love and Loyalty, editado pela prestigiosa Thames & Hudson. A obra, que conta com mais de 350 páginas, inclui centenas de fotografias de grande qualidade sobre os mais diversos anéis. Desde os anéis da antiguidade clássica e os anéis-sinete com as pedras d'armas dos seus possuidores, símbolos de prestígio e de poder, até aos requintadíssimos anéis do renascimento, a riqueza das pedrarias dos séculos XVIII e XIX e as peças mais modernas dos grandes joalheiros parisienses do início do século XX.
Apesar de querermos deixar aqui uma nota muito positiva acerca deste livro, não só pela sua riqueza iconográfica como também pelo seu texto muito rico, não queremos igualmente deixar de referir que lamentamos que não tenha sido incluído um capítulo sobre a criação contemporânea, que tanto tem contribuído para a renovação da arte da joalharia.

Sem comentários: