terça-feira, 25 de março de 2008

LIVROS SOBRE JÓIAS - II

Tom Zoellner, publicou recentemente um interessantíssimo livro com os resultados da sua investigação sobre o mundo dos diamantes, um mundo apaixonante mas que encerra também alguns segredos menos atraentes e que escondem, por vezes, aspectos bem negros dos bastidores deste negócio. De facto, em The Heartless Stone. A Journey through the world of diamonds, deceit, and desire (Ed. Picador), o autor descreve-nos este mundo misterioso que vai da prospecção à comercialização, passando ainda por outras etapas como a lapidação, o marketing e o domínio do mercado pelas grandes companhias.

Nesta sua obra, que organizou em capítulos divididos por áreas geográficas, mostra-nos o mundo do tráfico dos blood diamonds africanos, as condições incríveis da prospecção no Brasil, o mundo da lapidação na Índia, o mercado norte-americano das alianças de noivado ou ainda o mundo secreto da De Beers, em Londres.

Ao longo das suas páginas aprende-se muito sobre o mundo dos diamantes e, embora algumas das suas afirmações sejam mais polémicas, apercebemo-nos da forma como a publicidade tem vindo a acrescentar glamour a esta gema, de entre todas a mais desejada.

Sem comentários: