sábado, 31 de maio de 2008

A ESCALA DE MOHS

O mineralogista alemão Friedrich Mohs foi o homem que resolveu o problema da classificação das jóias segundo a sua dureza, que é afinal uma das características mais importantes de qualquer mineral. O seu método baseia-se no conceito de "riscabilidade", ou seja, cada mineral é capaz de riscar um outro e, desta forma, é elaborada uma escala de um a dez com a atribuição de um algarismo a cada mineral (1 para o mais mole, o talco, e 10 para o mais duro, o diamante).

Com esta escala ganhou-se um instrumento fundamental para a classificação das gemas, existindo apenas o inconveniente de ser uma técnica destrutiva dado que risca as pedras testadas. Deve, assim, ser utilizado apenas quando necessário.

Vejamos então os minerais da escala de Mohs:

1 - Talco; 2 - Gesso; 3 - Calcite; 4 - Fluorite; 5 - Apatite; 6 - Ortoclase; 7 - Quartzo; 8 - Topázio; 9 - Corindo; 10 - Diamante.

2 comentários:

Unknown disse...

Ola. Vi o seu site e achei muito interessante. Estou a tentar descobrir se será possivel comprar uma escala de mohs, sabe-me dizer se conhece algum sitio onde possa adquirir uma? obrigada.

Anónimo disse...

Good dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.